Ter presença online é indispensável para qualquer tamanho e segmento de negócio. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é só para aqueles que vendem apenas na internet. O marketing digital é para todos — inclusive, esse é um dos seus principais benefícios.
Mas afinal, o que é o marketing digital? É toda atividade que uma marca faz na internet com o objetivo de vender, criar relacionamento com suas personas e desenvolver uma identidade de marca. Com uma explicação enxuta assim, pode até parecer simples mas acredite: dentro do marketing digital existe uma infinidade de caminhos que podem levar a grandes resultados.
O comportamento das pessoas mudou com a criação da web e com a sua transformação em uma necessidade para o ser humano. E como toda pessoa é um potencial consumidor, essas mudanças refletem diretamente nos hábitos de compra. Por isso, todos os pilares do marketing podem e devem ser trabalhados no ambiente digital.
Aqueles 4 Ps do marketing, tão estudados nas faculdades, se multiplicaram com o amadurecimento do marketing digital e hoje são entendidos como 8 Ps: preço, praça, produto, promoção, pessoas, posicionamento, processos e performance. Ou seja, tudo que era feito no marketing offline pode ser feito no online e a isso somam-se muitos canais e possibilidades que antes não existiam.
Se a internet tornou o marketing mais acessível e democrático, também trouxe mais abrangência e novas frentes que precisam ser trabalhadas de modo profissional para trazer resultado.
A partir do momento em que um negócio começa a construir seu espaço na internet, surgem milhares de oportunidades. São caminhos diversos que devem ser trabalhados de acordo com o seu objetivo e para não se perder, você pode contar com a Agência Genes.
Como o Marketing Digital beneficia seu negócio
Enquanto seu negócio não se posiciona online, seus potenciais clientes encontram as soluções dos seus concorrentes em um estalar de dedos.
Assim, saber que seu público procura informações na internet sobre tudo que pretende comprar deveria ser motivo suficiente para convencer qualquer empresa a investir em marketing digital. Mas como benefícios não faltam, confira mais 6 motivos:
Acessível e democrático
O ambiente online é mais acessível que o offline, pois não requer investimento altos como por exemplo, anunciar na televisão, e adapta-se a diferentes bolsos. Consequentemente, a concorrência fica mais justa e pequenas e médias empresas podem competir com grandes players do mercado.
Dados e resultados
O marketing digital já nasceu fundamento na tecnologia, por isso permite acompanhar resultados em tempo real, analisar métricas com alta precisão e criar campanhas para ter resultados por mais tempo. Bem diferente de campanhas offline que dificilmente permitem saber quantas pessoas foram impactadas e se realmente houve retorno do que foi investido.
Engajamento com a persona certa
Estratégias de marketing digital podem alcançar milhões de pessoas — algumas vezes até de forma orgânica e com pouquíssimo investimento. Ao mesmo tempo, permitem segmentar seu público para personalizar conteúdos e ofertas, além de ser uma eficiente forma de fidelizar clientes.
Autoridade de marca
Além do objetivo principal do marketing que é gerar vendas, uma presença online relevante e bem engajada com sua audiência são ingredientes essenciais para construir uma autoridade de marca que antigamente poderia levar muito mais tempo para ser construída. Nesse ponto, o Inbound Marketing ajuda bastante.
Conhecimento da jornada de compra
Antes era difícil mapear quais caminhos seu potencial cliente percorria desde o primeiro contato com a marca até a compra. No marketing digital, hoje é possível saber por quais canais seu leads chegam, quais os pontos de contato e quais conteúdos consome até decidir pela sua solução.
Oportunidade de crescimento rápido
O acompanhamento de resultados em tempo real permite que ajustes sejam feitos rapidamente, otimizando campanhas e até mesmo corrigindo erros que no marketing offline poderiam arruinar os resultados. Encontrar oportunidades rápidas de crescimento é chamado de Growth Hacking.
Metodologia Genes
Caso sua empresa já tenha contas em redes sociais e website, parabéns! Você já está dando os primeiros passos no marketing digital — mas para ter resultados consistentes é preciso trabalhar de forma planejada e estratégica, com objetivos claros e aplicando as melhores práticas profissionais.
Lead, CTA, persona, landing page… Com a Genes você não está sozinho para entender todos esses conceitos. Estamos aqui para planejar e guiar as melhores decisões de marketing digital para sua marca.
Nossa consultoria e assessoria de marketing digital é focada em atrair e engajar o público certo para aumentar suas vendas. Para isso, trabalhamos diversas frentes: gestão de tráfego,Inbound Marketing, Redes Sociais, Growth Hacking, Criação de Website e E-commerce, Branding e Produção de vídeo.
Estamos vivendo uma nova era do marketing com a evolução da internet e o boom das redes sociais. O comportamento do consumidor mudou e é hora da sua empresa mudar também.
Vamos começar sua estratégia de marketing digital?
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